Planejamento de Comunicação Digital
- Bruno Gustavo
- 20 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Sabia que incorporando os conceitos mais atuais do mercado sobre comunicação integrada ou 360º, podemos traduzir o posicionamento da marca nos meios digital como ferramenta facilitadora para amarrar todos os braços de comunicação da empresa a fim de comunicar de maneira mais eficiente de acordo com a jornada do consumidor no funil de vendas. Como assim?
Independente da estratégia comunicacional que está em estruturação, planejamento, implementação ou otimização todas devem ser colocadas à disposição do cliente através do seu posicionamento digital. Ou seja, estamos falando sobre uma integração entre:
SEO: um bom posicionamento nos motores de busca sobre as palavras-chave que falam sobre o seu core business, os termos branded dos mais específicos aos amplos, além da disposição de informação relevante ao negócio como localidade, disponibilidade e o passado, presente e futuro da marca pode garantir que todos os clientes tenham fácil acesso a informações inerentes ao posicionamento que você deseja conquistar no inconsciente do target.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube tem que funcionar como um megafone nas movimentações da empresa. É ali onde os seguidores da marca desejam ser alimentados por qualquer tipo de conteúdo que tenha o tom da empresa. A oportunidade de compartilhar esforços de marketing, aprendizado, planejamento e futuro com os clientes é o que pode tornar mais pessoal a conversa diária entre prestador de serviço e consumidor.
Geração de Tráfego: Existem diversas ferramentas que podem gerar tráfego, nos quesitos volume e qualificação, que tem alto poder de mensuração e segmentação. Ou seja, é possível passar a mensagem certa na hora certa para a pessoa certa. O caminho é estruturar previamente todas as fases da jornada do consumidor no funil de vendas para adaptar desde o criativo (comunicação) até a segmentação (público-alvo de interesse).
Aquisição de novos clientes: As ferramentas de links patrocinados como Google Ads (Google AdWords), FaceAds e até mesmo outros players de compra de mídia online oferecem um grande poderio de audiências já criadas que exibição comportamento online que já compatíveis com os de seus clientes e podem se sentir interessados pela comunicação do seu produto/serviço.
Inbound Marketing: O branded-content é uma das ferramentas mais eficazes para uma primeira comunicação direcionada para novos clientes em potencial. É interessante você se comunicar com essa galera de maneira mais light num primeiro momento, sem apresentar o produto/serviço logo de cara. É “preparar a cama”, aquecer uma audiência com conteúdo relevante para eles que possa fazer com que você comece a conquistar espaço em seu inconsciente.
É necessário a boa estruturação do planejamento e da equipe que toca a honrosa tarefa de Comunicação e Marketing de uma empresa. Existem muitas práticas essenciais e históricas, além do emaranhado de inovações que se tornam necessárias também.
E você, tem aplicado uma estratégia de comunicação integrada que é amarrada nos meios digitais? Vamos tomar um café para conversar sobre a sua vontade de mudar seu panorama? (:
Comments