top of page
Buscar

Conheça 7 vieses cognitivos que aumentam as conversões do seu site

  • Foto do escritor: Bruno Gustavo
    Bruno Gustavo
  • 7 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Todos nós fazemos decisões ruins de vez em quando. Nos sentimos estúpidos, e continuamos vivendo nossas vidas e tomando decisões ruins. Mas essa não é a pior parte. Sabe qual é a pior parte desses erros? Que não conseguimos controlá-los.

Eles são chamados de vieses cognitivos, e controlam nossas vidas de maneiras chocantes as vezes.

Não seja uma pessoa má

Essa é a parte que você realmente precisa prestar atenção. Esses vieses cognitivos impactam em otimizar conversões, também. Quando você pega alguns desses truques psicológicos, a vantagem que você possui é quase injusta. Mas, não seja irritante. E, acima de tudo, seja ético na maneira que você usa esse e outras técnicas de persuasão.

Manipular seus visitantes a fazerem decisões é errado e não existe maneira de fazer negócio assim. Fazer isso é o mesmo que fazer publicidade enganosa sobre seu produto. Talvez você consiga uma conversão, mas será sua última venda para aquele cliente.

Otimizando conversões e Vieses Cognitivos Entendendo esses vieses e seus efeitos sobre indivíduos e grupos, você será capaz de melhorar seus argumentos, antecipar reações e fazer conexões poderosas. Pode mudar a maneira que você lida com sua vida pessoal e na otimização de conversões especificamente.

Otimizar conversões é baseado em descobrir o porquê pessoas clicam -suas motivações, curiosidades, intenções, questionamentos, excitação, memória, surpresa, desejo, prazer, e todo universo da psicologia.

Os clientes em potencial que visitam seu website, clicam em sua landing page, ou abrem seu e-mail marketing podem ser afetados por um (ou vários) vieses cognitivos dessa lista.

Entendendo esses vieses cognitivos, você terá uma poderosa influência sobre a escolha de seus visitantes.

1 - Efeito Ambiguidade

Definição: A tendência a evitar opções para as quais informações faltantes fazem a probabilidade parecer “desconhecida”.

Explicação: Se os usuários não entenderem seu produto, eles não vai escolhê-lo. Pessoas tendem a evitar o desconhecido.

2 - Ancoragem ou Focalismo

Definição: A tendência de confiar demais, ou ancorar-se, em uma informação específica quando faz decisões (geralmente a primeira informação que você adquiriu sobre aquele tema).

Explicação: A primeira informação que o usuário interage vai determinar sua decisão futura. Se uma cliente vê uma bolsa que era R$90, por R$45, é mais provável que ela compre esse produto.

3 - Viés de atenção

Definição: A tendência de que nossa percepção seja influenciada por pensamentos recorrentes.

Explicação: Quanto mais frequentemente seu usuário interagir com seus anúncios, mais provável será sua compra. Utilize remarketing, atualize o seu blog com frequência e adicione botões de CTA (Chamado para Ação) no decorrer da landing page.

4 - Falácia da taxa básica ou negligência da taxa básica A tendência a ignorar informações de taxa básica (informações gerais genéricas) e focar em informações específicas (informações apenas relativas a um determinado caso).

Não compartilhe apenas informações sobre seu produto - estatísticas tediosas, figuras, recursos etc. Em vez disso, mostre como seu produto funciona em exemplos específicos. Estudos de casos de uso e depoimentos de usuários

5 - Tendência de apoio à escolha A tendência de lembrar as escolhas de uma pessoa é melhor do que realmente era.

Se o seu cliente fizer uma escolha, elogie-o. Eles vão sempre pensar que eles fizeram a escolha certa. Salpique seu funil de conversão com mensagens de confirmação e envie-as por e-mail para parabenizá-las por sua compra.

6 - Racionalização pós-compra

A tendência de se convencer através do argumento racional de que uma compra era um bom valor.

No segundo em que um cliente finaliza uma transação, ele começa a sentir o remorso do comprador. Isso é natural e você precisa estar preparado para lidar com isso. Incentive-os a compartilhar sua compra nas mídias sociais, reforçando assim sua racionalização. Em seguida, envie-lhes e-mails de confirmação para incentivá-los a tomar a decisão certa.

7 - Negligência de probabilidade

A tendência a desconsiderar completamente a probabilidade ao tomar uma decisão sob incerteza.

Preste atenção especial à fase de tomada de decisão do funil de conversão. Se um usuário não tiver certeza sobre qual etapa é a próxima ou onde ela está no processo de checkout, é mais provável que ela desconfie de sua decisão sobre a compra. Faça as coisas extremamente claras durante todo o processo.

Conclusão Possuir, até você próprio, preconceitos cognitivos é poderoso o suficiente. Mas entender esses vieses cognitivos em seus clientes é igualmente poderoso.

Para acessar o conteúdo original, clique aqui.


 
 
 

Comentários


​Últimos posts:
Se inscreva para acompanhar as novidades no nosso blog:
bottom of page